Introdução

O cinema pode ser uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem. Ao utilizar um filme como recurso pedagógico, é possível estimular a criatividade e o interesse dos estudantes, além de proporcionar momentos de descontração e aprendizado. Neste plano de aula, o filme escolhido é Meu Malvado Favorito, uma animação que conta a história de Gru, um vilão com o objetivo de roubar a lua.

Objetivos

O objetivo principal deste plano de aula é utilizar o filme Meu Malvado Favorito como recurso pedagógico para trabalhar questões relacionadas à moral, cidadania e valores. Além disso, pretende-se:

- Desenvolver a criatividade e imaginação dos estudantes;

- Incentivar a escrita e a leitura a partir da produção de textos;

- Promover a interdisciplinaridade, relacionando elementos do filme com conteúdos de outras disciplinas.

Público-alvo

Este plano de aula é destinado aos estudantes do ensino fundamental, a partir do 4º ano.

Desenvolvimento da atividade

Antes de exibir o filme, é importante contextualizar os estudantes sobre a trama e apresentar alguns personagens principais, como Gru, as irmãs Margo, Edith e Agnes, e os Minions.

Em seguida, é possível realizar algumas atividades, como:

1. Debate sobre valores morais

Após assistir ao filme, é possível promover um debate sobre questões morais abordadas na história, como a importância de ajudar o próximo e a necessidade de se arrepender de atitudes erradas.

2. Produção de textos

A partir do filme, os estudantes podem produzir textos, como:

- Resumo da história;

- Biografia de um personagem;

- Descrição de um cenário ou cena importante;

- Desenvolvimento de um final alternativo.

3. Trabalho interdisciplinar

O filme pode ser relacionado a conteúdos de outras disciplinas. Por exemplo, trabalhar a história da corrida espacial, a partir da cena em que Gru tenta roubar a lua. Ou ainda, utilizar elementos das cenas para ilustrar conceitos de matemática, como frações e proporções.

Conclusão

O uso do cinema em sala de aula pode ser um recurso pedagógico muito eficiente, estimulando a criatividade e o interesse dos estudantes. Ao utilizar o filme Meu Malvado Favorito, é possível trabalhar questões morais e de cidadania, além de promover a interdisciplinaridade. É importante ressaltar que o cinema deve ser uma ferramenta complementar ao processo de ensino-aprendizagem, não substituindo as atividades convencionais de sala de aula.